Bíblia: o livro para hoje (J. Stott)

“O espaço crucial da Bíblia na vida cristã expõe a seriedade da teologia liberal. Ao minar a segurança que as pessoas têm na confiabilidade da Bíblia, ela torna o discipulado cristão praticamente impossível. Deixem-me explicar. Todos os cristãos concordam que o discipulado inclui adoração, fé e obediência. Adoração, fé e obediência são partes essenciais de nossa vida cristã. Não podemos viver como cristãos sem elas. Entretanto, nenhuma delas é possível sem uma Bíblia confiável.

Como podemos adorar a Deus se não sabemos quem ele é, como ele é ou que tipo de adoração lhe agrada? Cristãos não são como os atenienses que adoram um deus desconhecido. Precisamos conhecer a Deus antes de podermos adorá-lo. E é a Bíblia que nos conta como ele é.

Mais: como podemos crer ou confiar em Deus se não conhecemos suas promessas? Fé não é um sinônimo para superstição ou crer sem evidências. Fé é uma confiança que raciocina. Descansa nas promessas de Deus e no caráter do Deus que as fez. Sem as promessas, nossa fé murcha e morre. E as promessas de Deus são encontradas na Bíblia.

Mais ainda: como podemos obedecer a Deus se não conhecemos sua vontade e seus mandamentos? A obediência cristã não é uma obediência cega, mas é amorosa e tem os olhos bem abertos. Pois Deus nos deu mandamentos na Bíblia e nos mostrou que eles não são um fardo.

Assim, a adoração é impossível sem a revelação de Deus; a fé é impossível sem as promessas de Deus; e a obediência é impossível sem os mandamentos de Deus. Portanto, o discipulado é impossível sem a Bíblia.”

(STOTT, John. Bíblia: o livro para hoje. Editora Ultimato, 2023, pp.86-87)

Deixe um comentário