Qual é a música?

“Oásis: construindo comunidades de Jesus” (Editora Principis, selo da Ciranda Cultural), publicado anteriormente com o título “Compre cadeira: igrejas para hoje focadas em Jesus”, é escrito pelo meu querido amigo Sidney Costa, pastor da Igreja Batista Memorial de Alphaville (Barueri, SP).

Fiz recentemente a releitura desse livro inspirador, sendo encorajado a sonhar pelo Reino de Deus. Lembrando meu coração que Deus tem a igreja para a Sua missão! Jesus é tudo, tudo o que preciso é permanecer nele, compartilhar seu amor, sua vida, seu Evangelho.

Compartilho um pequeno trecho sobre liderança (esse é apenas um dos dez temas que o livro aborda) para te encorajar nesta leitura:

“…No aspecto funcional, o conceito de liderança evoluiu e foi sendo percebido de formas distintas ao longo do tempo. No passado, os líderes tinham subordinados. Com o passar do tempo, os chefes têm subordinados, e os líderes passar a ter seguidores. Evoluindo um pouco mais até os nossos dias, os líderes são aqueles que têm outros líderes a seu redor e que trabalham em conjunto para a realização de um sonho.

No entanto, um ponto comum entre os conceitos de liderança é que todo líder precisa ser visionário e enxergar como realidade futura algo que ainda não existe. Talvez a diferença esteja no tamanho do sonho ou no prazo para alcançá-lo, mas todo líder enxerga algo novo e cuida de pessoas para que elas possam realizar, cada uma com suas características, esses sonhos.

Pelo fato ade ter formação musical e ter atuado como maestro por muitos anos, gosto de associar a figura do líder com a de um maestro de orquestra. O maestro que prepara um concerto escolhe o repertório, define os arranjos, escolhe os músicos, nomeia chefes, coordena os ensaios, comunica verbal e visualmente as informações de como a música deve ser executada, além de estabelecer um alvo de sonoridade que define quando as músicas estarão prontas para ser executadas publicamente, momento em que as pessoas têm acesso a esse conteúdo.

Na igreja de Jesus, os líderes são como maestros que entendem que a “música” da igreja é Jesus. Eles chegam antes dos demais e começam a tocar a música de forma que outros vão se achegando e começam a tocar juntos, ampliando volume, aumentando força, mudando a coloração e o alcance do som, de forma que cada vez mais pessoas escutem a música e venham tocar juntos.

Os líderes visionários na igreja de Jesus funcionam como guardiães da música escolhida. São flexíveis, exercem liderança amorosa, mas não abrem mão de tocar o som da vida, Jesus. Para isso, estão sempre atentos aos movimentos e não medem esforços para comunicar processos, sinalizar mudanças, preparar espaço para que mais pessoas se acheguem ao grupo, bem como tomar decisões de modo que o som nunca pare de ser tocado e ouvido por todos.

Existe espaço para o líder visionário, e sua função é ouvir a música de Jesus e apoiar cada pessoa em direção a esse som.”

(COSTA, Sidney. Oásis: construindo comunidades de Jesus. Ed. Principis, 2023, pp.108-109)

Deixe um comentário