Criados para conhecer a glória de Deus

Meu parceiro de café nas últimas semanas tem sido o livro “Uma glória peculiar”, escrito por John Piper.

Piper enfatiza que a glória de Deus brilha por toda sua palavra revelada e é o Espírito de Deus quem ilumina os olhos e os corações, dando entendimento ao ensino das Escrituras que se auto-autenticam e dão certeza à mente e satisfação ao coração. Um livro para fortalecer sua fé em Deus e em Sua Palavra.

Destaco apenas um trecho logo a seguir (refletindo sobre o texto de Romanos 1:18-21) para encorajar você também à leitura desse livro e principalmente, o prazer da leitura da Palavra de Deus.

“(…) entendo que Paulo quer dizer que, por sermos todos criados à imagem de Deus, com o destino original de refletir a glória de Deus, há traços desse desígnio em nossa alma. O pecado destronou a glória de Deus como nosso tesouro e prazer supremos, mas não destruiu o molde formado por Deus que esse destronamento deixou para trás.

Fomos criados para a glória de Deus. Nossa mente é planejada para conhecer a glória de Deus, e nosso coração é planejado para amar a glória de Deus. O anseio mais profundo da alma humana é conhecer e gozar a glória de Deus. Somos criados para isso. ´Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória´ – diz o Senhor (Is. 43:6-7). Vê-la, gozá-la e mostrá-la – essa é a razão de nossa existência.

(…) Isso é o que Paulo pretende dizer ao declarar que todo ser humano conhece a Deus (Rm. 1:21). Há em cada coração humano um verdadeiro testemunho da realidade da glória de Deus no mundo e na Palavra. É o testemunho de um molde residual (como uma peça de quebra-cabeça é cortada para que somente uma peça especial se encaixe). O molde em nosso coração espera pelo encaixe de sua contraparte divina – a glória de Deus. É por isso que ver a glória de Deus é a cura de nossas vidas desordenadas. ´E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem´ (2 Co. 3:18). Há em cada alma um testemunho, embora obscuro, de que fomos criados para a glória de Deus.

Esse conhecimento é de tal natureza que, quando a glória de Deus rompe nossa cegueira, que é causada pelo pecado (1 Jo. 2:11) e agravada por Satanás (2 Co. 4:4), o conhecimento dessa glória é imediato, convincente e confirmado. É um conhecimento inabalável. A alma vê e conhece com a certeza inabalável de que este mundo é o mundo de Deus e esta Escritura é a Palavra de Deus.”

(John Piper in: “Uma glória peculiar – como a Bíblia se revela completamente verdadeira”, Editora Fiel, 2018, pp.271-273)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s