Bíblia: o livro para hoje (J. Stott)

“O espaço crucial da Bíblia na vida cristã expõe a seriedade da teologia liberal. Ao minar a segurança que as pessoas têm na confiabilidade da Bíblia, ela torna o discipulado cristão praticamente impossível. Deixem-me explicar. Todos os cristãos concordam que o discipulado inclui adoração, fé e obediência. Adoração, fé e obediência são partes essenciais de nossa vida cristã. Não podemos viver como cristãos sem elas. Entretanto, nenhuma delas é possível sem uma Bíblia confiável.

Como podemos adorar a Deus se não sabemos quem ele é, como ele é ou que tipo de adoração lhe agrada? Cristãos não são como os atenienses que adoram um deus desconhecido. Precisamos conhecer a Deus antes de podermos adorá-lo. E é a Bíblia que nos conta como ele é.

Mais: como podemos crer ou confiar em Deus se não conhecemos suas promessas? Fé não é um sinônimo para superstição ou crer sem evidências. Fé é uma confiança que raciocina. Descansa nas promessas de Deus e no caráter do Deus que as fez. Sem as promessas, nossa fé murcha e morre. E as promessas de Deus são encontradas na Bíblia.

Mais ainda: como podemos obedecer a Deus se não conhecemos sua vontade e seus mandamentos? A obediência cristã não é uma obediência cega, mas é amorosa e tem os olhos bem abertos. Pois Deus nos deu mandamentos na Bíblia e nos mostrou que eles não são um fardo.

Assim, a adoração é impossível sem a revelação de Deus; a fé é impossível sem as promessas de Deus; e a obediência é impossível sem os mandamentos de Deus. Portanto, o discipulado é impossível sem a Bíblia.”

(STOTT, John. Bíblia: o livro para hoje. Editora Ultimato, 2023, pp.86-87)

Oásis: construindo comunidades de Jesus

Parceiro do café nessas manhãs: “Oásis: construindo comunidades de Jesus” (Ed. Ciranda Cultural), de meu amigo pastor Sidney Costa (Iigreja Batista Memorial de Alphaville, SP). Publicado anteriormente com o título “Compre cadeiras: igrejas focadas em Jesus”. Relendo essa nova edição e sendo novamente impactado e encorajado a permanecer na caminhada em obediência a manter o foco sempre e unicamente em Jesus.

“O desafio da igreja hoje é interpretar o conteúdo de Jesus mo contexto onde está. O foco é Jesus, e a ‘arena’ onde falaremos de Jesus é o lugar onde Deus nos pôs. A igreja de Jesus deve conhecer Jesus amar Jesus, viver Jesus e repartir Jesus em cada lugar que ocupa na sociedade; com o objetivo de transformar essa sociedade.” (p.28)

Isso me lembra uma frase de John Stott que me acompanha desde o primeiro dia que ouvi:

“O mundo é a arena em que devemos viver e amar, testemunhar e servir, sofrer e morrer por Cristo” (John Stott).

Discipulado

Durante o mês de setembro estamos realizando 4 encontros em nossa comunidade (Comunidade Batista de Santo André) baseados no livro “Discipulado: como ajudar outras pessoas a seguir Jesus” (Edições Vida Nova), escrito pelo pr. Mark Dever (pastor da Capitol Hill Baptist Church, em Washington, US ; ministério 9Marks).

O livro é divido em três partes:

Introdução;

I. O QUE SIGNIFICA DISCIPULAR?

1. A inevitabilidade da influência; 2. Voltado para o próximo; 3. A obra de fazer discípulos; 4. Fazer discípulos: objeções;

II. ONDE DISCIPULAR?

5. A igreja local; 6. Pastores e membros;

III. COMO DISCIPULAR?

7. Escolha alguém; 8. Tenha objetivos claros; 9. Pague o preço; 10. Desenvolva líderes; Conclusão.

Você pode ser abençoado com a leitura desse livro e se desejar, assistir ou ouvir os estudos que estão disponíveis em nosso canal do YouTube e Spotify gratuitamente (e outras plataformas digitais – acesse links no site de nossa igreja: http://www.comunabatista.com )

“Portanto, proclamamos a Cristo, advertindo a todos e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentá-los maduros em Cristo.” (Cl.1:28)